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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Navegadores GPS incorporam serviços em tempo real e Tecnologias - KURIOSO.

Os aparelhos GPS tiveram o mesmo destino dos celulares e dos sistemas de som automotivos. Não servem apenas para fornecer localização de vias e indicar trajetos. Em um mercado cada vez mais competitivo e conectado, os navegadores se viram obrigados a agregar outros dispositivos. Até por uma questão de sobrevivência em um segmento muito disputado. Com isso, os GPS já passam informações de trânsito, oferecem telas com touchscreen e fazem interface com outros aplicativos do mundo tecnológico. Uma evolução natural que promete ainda mais novidades nos próximos anos, até para atender aos anseios do mercado.

O serviço funciona até de forma simples. Uma central monitora as condições de tráfego através de parcerias com empresas de rastreamento,
câmeras e dados dos órgãos regionais, informações de emissoras de rádio e tevê, entre outros. Essas informações são atualizadas e repassadas para os aparelhos GPS através de ondas de rádios. O curioso é que esse serviço já existe no Brasil há dois anos, mas a maioria dos usuários desconhece essa possibilidade.

Os GPS já possibilitam a chamada conectividade. Entradas para USB, conexão Bluetooth, emparelhamento com celulares, interface com iPod e com o som do carro e receptor de sinal de tevê digital são alguns exemplos da amplitude de possibilidades dos navegadores. Em um futuro nem tão distante, vão servir de "ponte" para um verdadeiro netbook a bordo, os já chamados PC Cars, onde uma única plataforma vai fazer a convergência do navegador e de diversas outras funções. Através dele, aliás, será possível não só efetuar uploads de mapas, como também a compatibilidade do carro com as novas tecnologias.

Simples também devem ficar ainda mais os mapas e comando do aparelho. Em benefício de uma melhor interatividade homem-máquina, os GPS deverão receber grafismos mais enxutos e comandos mais objetivos.

Os disparates entre Brasil e Europa no universo automotivo não ficam restritos a plataformas modernas ou itens de segurança disponíveis nos veículos. No mercado europeu, quase todos os veículos são equipados – de série ou como opcionais - com aparelhos de navegação embutidos. Por aqui, o mais comum são os equipamentos avulsos, geralmente presos com ventosas nos vidros. Poucas marcas se mexeram. Inicialmente as importadas. A Volvo passou a disponibilizar GPS de série no painel para sua linha em 2008, a Porsche aplicou no Cayenne e a BMW faz o mesmo nos Séries 5 e 7.

Vectra GT e Agile foram lançados oferecendo GPS como acessório nas concessionárias .  A Citroën também resolveu se valer do marketing do GPS. O recém-lançado Aircross pode receber como opcional um sistema com tela de sete polegadas, posicionado acima do painel central. Antes, porém, a Mitsubishi passou a disponibilizar o navegador na Pajero Full integrada ao sistema multimídia do SUV. O sistema foi desenvolvido com a matriz japonesa e com o fornecedor no Brasil. 
O culpado onipresente no mercado brasileiro é mesmo o custo. Segundo especialistas, a adaptação é complicada, pois os sistemas europeus são diferentes dos brasileiros. Já nos projetos nacionais, desenvolver navegadores no painel demanda investimentos. Um panorama que promete se alterar com o tempo.

Fonte: Web Motors

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