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terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nova tecnologia em pneus: quando a pressão dos pneus estiver diferente, eles te avisam! K'' NEWS.

  
A marca de pneus Continental apresentou uma novidade que poderá facilitar muito a vida dos motoristas em relação à pressão dos pneus: um sensor que manda informações para smartphones, quando a pressão dos pneus estiver diferente da ideal.
A comunicação ocorre sem nenhum fio, por tecnologia Bluetooth. Ela também permite que o motorista veja quando os pneus atingiram a pressão ideal ao serem enchidos.
A alemã Continental espera que, até 2013, já esteja produzindo em série pneus com essa tecnologia.

Fonte: Carros Blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Economia de Combustível. DIKA"

Com o preço do combustível sempre subindo, não dá para vacilar. Por isso o blog da FábriKa do Som dará algumas dicas para você economizar no combustível e no bolso:

+ Evite economia de combustívelacelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo vale para os freios.

+ Nunca estique a marcha. Isso força o motor, elevando o consumo de combustível.

+ Pare de acelerar o carro antes de desligá-lo. Isso danifica o catalisador, prejudicando o desempenho do carro e inclusive aumentando a emissão de poluentes.

+ Prefira dirigir com as janelas fechadas. Isso reduz a resistência do ar, ajudando na economia de combustível. O mesmo vale para o bagageiro: se não vai utilizá-lo, retire do carro.

+ Não carregue mais peso do que seu carro suporta. O consumo será maior, além de acarretar no desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus.

+ Evite idas e vindas desnecessárias – organize seus horário e itinerários.

+ Procure caminhos alternativos. Às vezes é mais vantajoso fazer um trajeto maior do que ficar no “anda e pára” do trânsito.

+ Ande sempre com os pneus bem calibrados: aumenta sua segurança e diminui os gastos.

+ Não abuse da velocidade. Pesquisas garantem que carros que andavam a uma velocidade de 100 Km/h consumiam cerca de 20% a mais de combustível que aqueles que andavam a 80 km/h.

+ Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos.

+ Controle seu consumo. Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida. Se achar necessário, faça uma planilha para acompanhamento. 
 
Fonte : Auto Pan Carros

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Navegadores GPS incorporam serviços em tempo real e Tecnologias - KURIOSO.

Os aparelhos GPS tiveram o mesmo destino dos celulares e dos sistemas de som automotivos. Não servem apenas para fornecer localização de vias e indicar trajetos. Em um mercado cada vez mais competitivo e conectado, os navegadores se viram obrigados a agregar outros dispositivos. Até por uma questão de sobrevivência em um segmento muito disputado. Com isso, os GPS já passam informações de trânsito, oferecem telas com touchscreen e fazem interface com outros aplicativos do mundo tecnológico. Uma evolução natural que promete ainda mais novidades nos próximos anos, até para atender aos anseios do mercado.

O serviço funciona até de forma simples. Uma central monitora as condições de tráfego através de parcerias com empresas de rastreamento,
câmeras e dados dos órgãos regionais, informações de emissoras de rádio e tevê, entre outros. Essas informações são atualizadas e repassadas para os aparelhos GPS através de ondas de rádios. O curioso é que esse serviço já existe no Brasil há dois anos, mas a maioria dos usuários desconhece essa possibilidade.

Os GPS já possibilitam a chamada conectividade. Entradas para USB, conexão Bluetooth, emparelhamento com celulares, interface com iPod e com o som do carro e receptor de sinal de tevê digital são alguns exemplos da amplitude de possibilidades dos navegadores. Em um futuro nem tão distante, vão servir de "ponte" para um verdadeiro netbook a bordo, os já chamados PC Cars, onde uma única plataforma vai fazer a convergência do navegador e de diversas outras funções. Através dele, aliás, será possível não só efetuar uploads de mapas, como também a compatibilidade do carro com as novas tecnologias.

Simples também devem ficar ainda mais os mapas e comando do aparelho. Em benefício de uma melhor interatividade homem-máquina, os GPS deverão receber grafismos mais enxutos e comandos mais objetivos.

Os disparates entre Brasil e Europa no universo automotivo não ficam restritos a plataformas modernas ou itens de segurança disponíveis nos veículos. No mercado europeu, quase todos os veículos são equipados – de série ou como opcionais - com aparelhos de navegação embutidos. Por aqui, o mais comum são os equipamentos avulsos, geralmente presos com ventosas nos vidros. Poucas marcas se mexeram. Inicialmente as importadas. A Volvo passou a disponibilizar GPS de série no painel para sua linha em 2008, a Porsche aplicou no Cayenne e a BMW faz o mesmo nos Séries 5 e 7.

Vectra GT e Agile foram lançados oferecendo GPS como acessório nas concessionárias .  A Citroën também resolveu se valer do marketing do GPS. O recém-lançado Aircross pode receber como opcional um sistema com tela de sete polegadas, posicionado acima do painel central. Antes, porém, a Mitsubishi passou a disponibilizar o navegador na Pajero Full integrada ao sistema multimídia do SUV. O sistema foi desenvolvido com a matriz japonesa e com o fornecedor no Brasil. 
O culpado onipresente no mercado brasileiro é mesmo o custo. Segundo especialistas, a adaptação é complicada, pois os sistemas europeus são diferentes dos brasileiros. Já nos projetos nacionais, desenvolver navegadores no painel demanda investimentos. Um panorama que promete se alterar com o tempo.

Fonte: Web Motors

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fundiu o motor. E agora ? - KURIOSO.

Um motor fundido pode parecer uma grande dor de cabeça. Se o problema não for muito grande, basta trocar algumas peças que ele ficará saudável de novo. Mas se a coisa for grave ou se, devido ao longo tempo de uso o motor estiver perdendo a potência, é hora de dar um belo trato nele. Isto é, precisa ser retificado.
Muita gente acha que com o motor fundido o carro acabou, e ainda pensam que mesmo ele sendo retificando nunca mais vai ficar igual. Conversa. Na verdade, um motor bem retificado pode durar tanto quanto um motor zerinho. Mas o serviço tem de ser bem feito.
A retificação de um motor pode ser completa ou parcial. O ideal, já que está abrindo ele mesmo, é fazer a retifica completa. Não esqueça daquele ditado: "Se é pra fazer, faça direito. E não nas coxas". A retifica completa que menciono é aquela que abrange a montagem total do motor, permitindo o exame de todas as peças. Já na parcial, como o nome diz, envolve parte do motor, geralmente sem cabeçote nem carter. Essas peças ficam para "mais tarde".
Depois de feito a retifica, chega a hora dos testes. Afinal, depois de montado e regulado, o motor tem que ser amaciado. Isso é feito geralmente na rua, mas algumas vezes em dinamômetro. Observação: Creio eu que todos já sabem o que é um dinamômetro mas para o pessoal novo na casa (CDR) vou explicar rapidamente...  
O dinamômetro é o equipamento que simula o funcionamento do motor no veículo sobre um cavalete onde ele (motor ou carro) são submetidos a aparelhos que medem rotação, temperatura e pressão do óleo lubrificante. Todos os motores retificados têm que ser testados e amaciados, pois sua vida útil depende disso. Mas o melhor mesmo é nunca esquecer da manutenção preventiva do motor, substituindo periodicamente filtros de ar, de óleo lubrificante, de óleo combustível, etc. 
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Fonte: Carros de Rua

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A História do GPS. - KURIOSO


O GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global) é um sistema capaz de fornecer informações sobre a localização de pontos. Por meio de satélites, o sistema pode dar as coordenadas exatas de onde uma pessoa, por exemplo, se encontra em qualquer parte do mundo.

Algumas pessoas confundem o sistema GPS com o aparelho receptor móvel do sistema, que também é popularmente chamado de GPS. Podemos dizer que a história do sistema se iniciou em 1957, ano em que a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial da história, fato que deu início aos primeiros estudos sobre o uso de satélites na localização de pontos sobre a superfície terrestre.

Contudo, foram os americanos que, de fato, criaram o sistema. A base dessa criação foi o projeto NAVSTAR, desenvolvido em 1960 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O sistema oferecia diversas informações sobre qualquer parte do planeta, como localização e clima, por exemplo, a qualquer hora do dia, algo que era de grande importância para o uso militar. Após vários ajustes e correções, o projeto NAVSTAR se tornou totalmente operacional em 1995.

O GPS foi um verdadeiro sucesso, fato que fez com que os Estados Unidos disponibilizassem as informações, antes somente de uso militar, para o uso civil e gratuito.

Fonte: História de Tudo
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